Um dos dilemas dos síndicos é resolver os problemas que muitas vezes não sabem ao certo como fazê-lo. A reforma de calçada em BH, por exemplo, pode deixar muitas dúvidas, pois é um processo que envolve obediência de regras da prefeitura, por isso, merece muita atenção a fim de evitar problemas no futuro.
Além de pensar na melhoria estética que uma calçada reformada pode trazer, é importantíssimo levar em consideração os parâmetros do município. Isso porque levar esse tipo de obra sem considerar essas normas pode trazer posteriormente o gasto com multas, caso haja visita de fiscais e não adequação às exigências da notificação.
Saiba o que fazer na hora de executar a reforma de calçada em BH e esteja por dentro das normas lendo este post!
As regras para reforma de calçada em BH
De acordo com o próprio site da prefeitura de Belo Horizonte, há uma padronização para execução de reforma de calçada, presente não apenas de forma específica, nas regras da própria cidade, como também em normas gerais, presentes na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
As normas para padronização de reforma de passeio dadas pela prefeitura podem ser encontradas na Portaria SMPU nº 057/2018 de 09 de outubro de 2018 e também no material disponibilizado chamado de Cartilha ilustrativa do Padrão Municipal.
Os riscos de fazer a reforma de forma errada
Quando você, na qualidade síndico, resolve tomar as decisões e agir por conta própria sem saber a lei, está sujeito a vários problemas. O primeiro deles é fazer uma calçada que não está nos padrões de reforma de passeio em BH. Consequentemente, terá notificações da prefeitura, entregues pelo fiscal que verificar e constatar que a situação está em desacordo com o estipulado.
Sendo assim, terá gastos adicionais aos da obra de reforma para novamente mexer na calçada e colocá-la dentro do nível da legislação. Caso não faça isso, o condomínio terá que arcar com a multa correspondente ao não ajuste presente na notificação. Em outras palavras, o prejuízo financeiro é quase inevitável.
O que fazer para não ter problemas durante ou depois da reforma
A fim de realizar as reformas correspondentes ao planejado pelo síndico e demais condôminos, é interessante contar com ajuda profissional. Os custos com esse tipo de serviço se transformam em um verdadeiro investimento ao considerarmos os gastos adicionais que os erros de execução podem trazer.
Assim, para evitar que a prefeitura faça as solicitações de adequação, é bom contar com serviços que estarão preparados para fazer tudo de acordo com a regulamentação vigente. A reforma de passeio de BH não precisa gerar tanto estresse assim, principalmente se ele vier acompanhado de gastos adicionais.
Essas são as atitudes que o síndico precisa tomar quando deseja fazer a reforma de passeio do seu condomínio. A elaboração do projeto precisa estar de acordo com as regras do município e nacionais, a fim de evitar prejuízos financeiros.
Uma escolha interessante para todos é a contratação de uma empresa reformadora de calçadas, já especialista no assunto que evitará que a calçada necessite de ajustes posteriores. Se você quer mais informações sobre a reforma de passeio em BH, visite nosso site!